Defesa Civil alerta para chegada de forte massa de ar polar em 5 estados

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 28 de maio de 2007 as 19:56, por: cdb

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alertou, através de comunicados aos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, para queda de temperatura e possibilidade de geada da noite desta segunda-feira até quinta, devido à chegada de uma forte massa de ar polar.

Nos três estados da região Sul, segundo a Secretaria, está previsto frio intenso, com temperaturas mínimas em zero grau nas áreas mais altas, o que poderá favorecer a ocorrência de neve e a formação de geada. Ainda de acordo com a Defesa Civil, a previsão é de queda de temperatura a até um grau negativo nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, também com possível formação de geada.

A Secretaria recomendou aos estados que orientem os agricultores para tomarem as medidas preventivas necessárias, a fim de minimizar os efeitos do fenômeno. E atenção especial aos moradores de rua, porque “a sensação de frio será ainda maior devido aos ventos do quadrante sul”. Para as regiões litorâneas estão previstas ondas de até cinco metros em alto mar, por isso a Secretaria desaconselha a navegação.

Os alertas para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná basearam-se em informações do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). E os demais, segundo a Secretaria, em informações do Cptec.