“Declínio do Império Americano” volta aos cinemas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 2 de dezembro de 2003 as 10:04, por: cdb

A produção canadense “As Invasões Bárbaras”, estreou no Brasil em outubro participando do Festival do Rio e da 27ª Mostra BR de Cinema de São Paulo. O filme, que é uma seqüência, fez tanto sucesso que a distribuidora resolveu trazer uma cópia de “Declínio do Império Americano”, onde cinco dos personagens aparecem pela primeira vez.


“As Invasões Bárbaras” é o candidato canadense à disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. No Festival de Cannes, em maio, conquistou o prêmio de melhor roteiro, do diretor Denys Arcand, e o de melhor atriz para Marie-Josée Croze (Nathalie). Na França, em apenas 15 dias o filme conseguiu levar 600 mil pessoas aos cinemas. No Brasil, a trajetória do filme começou lenta, mas a propaganda boca-a-boca transformou a produção em um dos grandes sucessos desse final de ano mesmo estando em apenas três salas no Rio.
 
O sucesso e a curiosidade do público, que na sua maioria não viu “Declínio do Império Americano”, que a distribuidora decidiu trazer o primeiro filme de volta as telas brasileiras. Segundo o próprio diretor, “Invasões” não foi concebido inicialmente para ser uma continuação, na verdade era um projeto que ele tinha há anos. Arcand queria escrever sobre um homem a beira da morte, acabou trazendo de volta a vida cinco dos personagens que havia criado há 17 anos.
 
A distribuidora pretende relançar o filme ainda esse mês, mas avisa, só trouxeram uma cópia que deverá ficar em apenas uma sala, provavelmente no Art Fashion Mall, em São Conrado.