Debate sobre imigração nos EUA começa nesta segunda-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 21 de maio de 2007 as 21:33, por: cdb

O Senado dos Estados Unidos vai anunciar ainda nesta segunda-feira o debate sobre um plano de reforma migratória que poderá mudar a situação de milhares de imigrantes ilegais. Na quinta-feira, foi anunciado um acordo entre senadores sobre um projeto de lei para estabelecer um sistema com base no merecimento para futuros imigrantes.
 
Pela proposta, haverá um limite para a migração familiar a parentes imediatos da família, e os futuros imigrantes poderão ganhar pontos por habilidades, educação, compreensão de inglês e laços familiares. Pelo projeto, também haverá um programa de trabalho temporário que exigiria o retorno ao país de origem após certo tempo. Também são previstas medidas de segurança de fronteira.

O acordo sobre migração, anunciado há quatro dias, é alvo de ataques de todos os setores dos EUA: os conservadores o classificam como uma “anistia” desmerecida; já os grupos pró-imigrantes, como penoso para as famílias; e o setor empresarial acredita que é insuficiente para as demandas do mercado de trabalho. Os senadores, por sua vez, tentam conseguir um projeto de lei que corrija a porosidade das fronteiras, e tire das sombras a população ilegal dos EUA.

O debate previsto para a noite desta segunda-feira enfrenta um caminho cheio de obstáculos rumo à votação final de um projeto de lei. Os senadores querem votá-lo antes do recesso legislativo da próxima semana, em homenagem aos mortos em guerras.