Debate sobre casamento gay está em alta no Canadá

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 15 de setembro de 2003 as 19:14, por: cdb

A tempestade política em torno do casamento homossexual no Canadá atinge o seu clímax nesta segunda-feira, com defensores e adversários da proposta apresentando seus últimos argumentos antes de uma votação parlamentar prevista para terça-feira.

O tema dominou as manchetes dos jornais canadenses nos últimos três meses, desde que o governo decidiu não recorrer de uma sentença judicial que declarava inconstitucional a definição de casamento restrita aos heterossexuais.

A Aliança Canadense, partido de oposição que se opõe à união de homossexuais, vai tentar criar constrangimento para o Partido Liberal, governista, na sessão de terça-feira, quando deve apresentar uma moção idêntica à que foi defendida pelo gabinete em 1999.

Aquela moção tinha por objetivo manter a definição constitucional do casamento como sendo “a união entre um homem e uma mulher, com exclusão de todos os demais”.

– Vamos ver como vocês do governo votaram da última vez, como estão votando agora e por que mudaram de idéia – disse o líder da Aliança na Câmara, John Reynolds.