Datafolha e IBOPE apontam vitória petista domingo em São Paulo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 25 de outubro de 2012 as 10:57, por: cdb

A três dias do início da votação 2º turno, mais duas pesquisas divulgadas nas últimas horas, uma do Datafolha, outra do IBOPE mostra que o candidato do PT e partidos, Fernando Haddad, continua na frente na corrida pela Prefeitura paulistana. Segundo o Datafolha Haddad tem 49% das intenções totais de voto contra 34% do concorrente tucano José Serra (PSDB-DEM-PSD-PV-PTB-PDT).

Pelo IBOPE, Haddad tem os mesmos 49% das intenções de voto aferidos pelo Datafolha, ante 36% de José Serra. Haddad tem, então, 15 pontos de vantagem em relação ao adversário tucano, conforme o Datafolha e 13 pontos de frente, segundo o IBOPE.

Na pesquisa Datafolha, feita na 3ª e 4ª feira (ontem e anteontem)  o cenário é praticamente idêntico ao semana passada. Em 17 e 18 de outubro, Haddad já tinha os mesmos 49% de agora na pesquisa anterior do Instituto. Serra sobe, então, entre os indecisos e mesmo assim dentro da margem de erro de três pontos percentuais das pesquisas.

Na contagem só dos votos válidos, Haddad tem 60% e Serra 40%

Na contagem só dos votos válidos (excluídos brancos e nulos), também a situação continua a mesma da penultima Datafolha: Haddad alcança 60%; Serra, 40%. Exatamente os mesmo índices da semana passada.

O Datafolha voltou a apurar as taxas de rejeição dos dois candidatos. Assim como no levantamento anterior, 52% dos entrevistados disseram que não votam em Serra de jeito nenhum. A rejeição ao nome de Haddad  é de 36%.

Pela pesquisa IBOPE os votos brancos e nulos em São Paulo somam 10% e outros 5% ainda não sabem em quem vão votar no próximo dia 28. Por ela, considerando apenas votos válidos, Haddad tem 57% e Serra 43%. Só os válidos é a forma de contagem da Justiça Eleitoral para proclamar os eleitos.

O levantamento do Ibope tamém mostra vantagem de Haddad na pesquisa espontânea (eleitores respondem em quem vão votar sem ver nomes). Neste cenário, Haddad tem 47%, mesmo patamar da pesquisa IBOPE anterior, e Serra tem 35% (tinha 32%). esta pesquisa foi realizada de 2ª a 4ª feira desta semana.