Datafolha: Ciro fica mais próximo de Lula

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 31 de julho de 2002 as 09:51, por: cdb

Pesquisa Datafolha realizada hoje mostra a aproximação do candidato Ciro Gomes (PPS) de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela Presidência da República. Lula aparece em primeiro lugar com 33%. Ciro tem 28%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Comparada com a pesquisa anterior do instituto, realizada nos dias 4 e 5 de julho, a diferença entre os dois candidatos caiu de 20 para 5 pontos percentuais. Lula tinha 38% (caiu 5 pontos). Já Ciro subiu dez pontos (tinha 18%).Na terceira colocação aparece o candidato do PSDB, José Serra, com 16% das intenções de voto. No início do mês, ele tinha 20%.
Anthony Garotinho (PSB) aparece em quarto, com 11%. Antes, tinha 13%.

Na simulação de um segundo turno, Lula venceria Serra por 50% a 40% dos votos. Já numa disputa com Ciro, a pesquisa mostra empate técnico. Ciro estaria na frente, com 48%. Lula teria 44%. O empate é explicado pela margem de erro da pesquisa.

Uma suposta desistência de Garotinho favoreceria mais o candidato da Frente Trabalhista. Lula ficaria com 35%, empatado tecnicamente com Ciro, que pularia para 32%. Serra aparece com 19%.
O Datafolha ouviu 2.477 pessoas em 127 municípios.