Dalai Lama vira garoto-propaganda

Arquivado em:
Publicado Segunda, 01 de Setembro de 2003 às 15:56, por: CdB

Na primeira semana de agosto, a SalesForce.com., desenvolvedora de produtos que ajudam a automatizar as vendas de grandes fabricantes de softwares, a exemplo da Adobe, publicou em seu site um poster do Dalai Lama, com seu logotipo, sob o texto: "Não há nenhum software para o caminho da iluminação. Mas celebramos um total de 100 mil assinantes iluminados pela SalesForce.com".

O poster foi distribuído para clientes, parceiros e jornalistas. Não demorou muito para que membros da comunidade tibetana nos Estados Unidos, incluindo a American Himalayan Foundation, protestassem contra o uso indevido da imagem do líder budista.

- Há muitos grupos dentro do mundo tibetano que não estão contentes com isso - logo avisou o porta-voz da American Himalayan Foundation.

Resultado: além de pedir os posters de volta, a SalesForce.com viu-se na obrigação de reparar seu erro: doou US$ 10 mil à American Himalayan Foundation e US$ 25 mil ao Tibet Fund. Não satisfeita, cancelou sua participação em um evento no Davis Symphony Hall, em San Francisco, na Califórnia, que contará com a presença do Dalai Lama.

- Não temos o direito de sugerir que Sua Santidade, seja nosso patrocinador - reconheceu Marc Benioff, diretor-executivo da SalesForce.com.

Não é a primeira vez que a empresa tenta incorporar sua marca à religiosidade tibetana. Em fevereiro passado, ela promoveu, em Nova York, um concerto beneficiente para a Casa do Tibet. Da mesma forma que agora, seus convites foram remetidos em posters. Só que naquela ocasião, usou uma foto do Potala Palace, com seu logotipo ao fundo.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo