CVV comemora 50 anos de existência

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 15 de março de 2012 as 05:33, por: cdb

Nos últimos 50 anos o Centro de Valorização da Vida (CVV) vem trabalhando no Brasil de forma voluntariada o apoio emocional e a prevenção do suicídio de todas as pessoas que ligam para o serviço buscando ajuda. Para marcar os 50 anos de atuação, a entidade realiza atividades nos dias 16 e 17 de março, com o apoio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina.

A programação contará com “Alvorada musical” no adro da Igreja de São Benedito, no dia 16 de março, a partir das 7h30, com apresentação da Banda 16 de agosto, da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC). Já no dia 17, o CVV realiza o plantio de 50 mudas de árvores, às 8h, no bairro Lourival Parente.

De acordo com Eyder Mendes, coordenador de Divulgação do Posto CVV em Teresina, o trabalho desenvolvido pela entidade não tem fins lucrativos e os voluntários realizam um serviço gratuito de apoio emocional, procurando valorizar a vida e prevenindo o suicídio.

“Este trabalho é realizado em Teresina há 26 anos e todos os voluntários passam por seleção e capacitação. O único pré-requisito para ser voluntário e ajudar a salvar vidas é ser maior de idade, ter boa vontade e disponibilidade de tempo”, destaca Eyder Mendes.

O suicídio é tratado, atualmente, como caso de saúde pública e o CVV é reconhecido pelo Ministério da Saúde como a única entidade do terceiro setor no Brasil que faz o trabalho de prevenção e valorização da vida. O atendimento no CVV em Teresina pode ser feito por meio do telefone 3222-0000 ou através de atendimento pessoal no posto da entidade, localizado na Rua Álvaro Mendes, 861, no prédio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS).