CUT divulga “Campanha pela Humanização das Perícias Médicas do INSS”

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 14:00, por: cdb

A Central Única dos Trabalhadores divulgou, na última terça-feira, 28 defevereiro, dia em que se celebra o Dia Internacional de Combate à LER-DORT(Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou os Distúrbios OsteomuscularesRelacionados ao Trabalho – DORT), a importância da “Campanha pela Humanizaçãodas Perícias Médicas do INSS”.

 

Segundo a entidade, são frequentes as reclamações sobre as cessações(término) de benefícios sem a devida recuperação dos trabalhadores, bem como onão reconhecimento da relação de causalidade de inúmeras doenças com otrabalho, em especial às LER-DORT e doenças mentais – que hoje ocorrem emdimensões epidêmicas e são os principais motivos de afastamento do trabalho.

 

No documento, a CUT alerta sobre o descompasso de tempo entre a cessaçãode benefício e a perícia para avaliar um pedido de prorrogação ou dereconsideração deixando os trabalhadores por meses sem qualquer rendimento,além do descaso e humilhação imputadas por peritos que tratam os trabalhadorescomo fraudadores. A CUT também cobrará do governo federal medidas pararesolução dos problemas denunciados.

 

Com informações da CUT Nacional

Agência FEM-CUTSP