Custo de vida em São Paulo apresenta queda de 0,15% em agosto

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 3 de setembro de 2003 as 16:39, por: cdb

Após a alta de 0,35% apurada em julho por conta do reajuste de tarifas de energia e telefonia, o custo de vida no município de São Paulo apresentou queda de 0,15% em agosto, segundo pesquisa divulgada hoje pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico (Dieese). Esta é a segunda vez no ano que o Índice de Custo de Vida (ICV) apresenta variação negativa. A primeira verificou-se em junho, com deflação de 0,26%.

As retrações mais acentuadas ocorreram em vestuário (-1,12%), transportes (-0,38%), alimentação (-0,15%) e habitação (-0,10%). A redução nas despesas com transportes (-0,38%) foi a que apresentou o maior impacto no índice de agosto, e teve origem na queda verificada nos combustíveis (-1,27%) e no valor dos veículos (-0,68%).

O único aumento significativo verificou-se nos gastos com recreação. A alta ocorreu, especialmente, em conseqüência dos reajustes dos ingressos de teatro (3,25%) e da locação de vídeo (2,66%).

De janeiro a agosto deste ano, o ICV-Dieese acumula alta de 7,07%. Os setores que mais pressionaram a inflação nos oito primeiros meses deste ano foram saúde, educação e leitura, e habitação.