Curso de Libras começa na próxima sexta-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 12:45, por: cdb

NotíciasPostada em 28/02 – 15:40 Curso de Libras começa na próxima sexta-feira

Começa na próxima sexta-feira, 2 de março, o curso de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). No total serão oito aulas, sendo quatro em março e quatro em abril. Cada uma terá a duração de três horas. Serão abertas 30 vagas, 10 destinadas aos servidores da Secretaria Municipal de Educação, cada Secretaria municipal também poderá indicar funcionários interessados.  As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Semdpdef (Rua Athaíde Pimenta de Moraes, 528 – Centro – prédio da Prefeitura).

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Daniela Cardoso, destacou a importância de todas as Secretarias municipais terem em seus quadros um intérprete de Libras. “Isso facilitaria o atendimento ao público”, frisou. O curso terá lições básicas, mas o objetivo da Prefeitura é montar um mais avançado.

Os principais tópicos abordados nas aulas serão: pronomes interrogativos e pessoais; como a língua de sinais chegou ao Brasil; profissões; meios de transportes; medidas; diálogo em Libras; sociedade inclusiva; saudações e alfabeto manual; advérbios de lugar e de tempo, entre outros itens.

Professor há nove anos, Damião Ferreira da Silva disse que após oito aulas já é possível conversar com alunos surdos. Ele avalia que para ser um bom intérprete de Libras é necessário um ano e meio de estudos. “Esse curso básico é o pontapé inicial, que será  fundamental para quem está aprendendo. Quando um surdo encontra uma pessoa que sabe Libras, é uma felicidade só. Afinal, ele terá alguém para dialogar”, avaliou. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2667-7649 ou pelo email semdpedef@novaiguacu.rj.gov.br