Curitibanos se destacam no Campeonato Brasileiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de abril de 2012 as 14:09, por: cdb

De 30 de março a 1º de abril, a cidade de Guaraniaçu (PR) recebeu a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Corrida de Orientação, esporte em que os competidores navegam de forma independente através de terrenos orientados apenas por bússola e mapa topográfico, onde estão marcados os locais por onde eles devem passar.

Competiram 471 atletas de todo o país. A delegação de Curitiba contou com 13 atletas participantes das atividades de corrida de orientação desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude na Regional Boqueirão. Foram dez atletas do Programa de Atendimento Sócio-Esportivo (PASE), que promove atividades esportivas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, e três adultos.

Os grandes destaques ficaram com a vitória do atleta Carlos Emilio Deringer na categoria H45N (masculino acima de 45 anos em percurso fácil), o terceiro lugar no Revezamento Júnior e os segundos lugares de Ariel Rosa da Luz na categoria H16B (masculino até 16 anos em percurso difícil), Eduardo Pikes Bordin na categoria H14N (masculino até 14 anos em percurso fácil), Jean Gustavo Schmidt na categoria H12N (masculino até 12 anos em percurso fácil) e Jeferson Ferreira dos Santos na categoria H18N (masculino até 18 anos em percurso fácil).

“A corrida de orientação é um esporte que tem crescido bastante em Curitiba e apresentado grande demanda em nossas unidades. Ficamos muito felizes com o resultado expressivo de nossos atletas, especialmente dos mais jovens, que começaram a praticar este esporte há pouco tempo e já demonstram todo o seu potencial”, diz o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Durante a corrida de orientação os competidores devem visitar uma série de pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, auxiliados somente por mapa e bússola. O percurso, definido pela localização dos pontos de controle, não é revelado aos competidores antes de suas partidas.

Uma das principais revelações da corrida orientada curitibana, Ariel Rosa da Luz participa das aulas promovidas pelo Programa de Atendimento Sócio-Esportivo (PASE) na Regional Boqueirão e ressaltou a importância do apoio da Prefeitura para o desenvolvimento do esporte.

“Comecei a praticar corrida de orientação há um ano apenas e já fui campeão paranaense no ano passado na categoria até 14 anos e agora estou estreando muito bem na categoria até 16 anos. Agradeço muito aos professores por toda a sua dedicação e treino e ao apoio da Prefeitura, que nos ajudou muito para que eu pudesse disputar o Campeonato Brasileiro”, Disse Ariel.

Além da segunda colocação na categoria H16B, Ariel formou ao lado de Bruno Rodrigues Veloso e João Paulo de Oliveira a equipe que conquistou o terceiro lugar no Revezamento Júnior. O objetivo agora é aprimorar e reforçar os treinos para conseguir alcançar o topo do pódio nas próximas duas etapas do Campeonato Brasileiro.

“O nível da competição é muito alto. Durante a prova, é preciso ter muita calma para elaborar rapidamente uma boa estratégia para conseguir terminar o percurso no menor tempo possível, e esse tipo de experiência só podemos adquirir com muito treino, disciplina e dedicação”, completou Ariel.

Grande parte da equipe curitibana disputou pela primeira vez primeira vez um campeonato nacional. Roger Rick Cordeiro dos Santos, de 14 anos e aluno das atividades desenvolvidas na Regional Boqueirão, explicou que só a experiência de poder participar da competição contra atletas mais experientes e em terrenos que não conheciam já valeu toda a viagem.

“Toda a equipe era bastante unida, o que deixou a viagem ainda mais divertida. Nunca tinha ido até Guaraniaçu e nem imaginava como seria o percurso aqui, então o desafio e o nervosismo foram muito grandes. Mas foi uma experiência muito legal participar pela primeira vez de um campeonato e espero voltar nas próximas etapas e obter resultados cada vez melhores”, disse Roger, que terminou em sexto lugar na categoria H14N (masculino até 14 anos em percurso fácil).

O Campeonato Brasileiro de Corrida de Orientação é dividido em três etapas. A segunda e terceira etapa estão programas para acontecer em junho, na cidade de Goiânia (GO), e em outubro, no município de Santa Rosa (RS).

Aulas – As atividades de Corrida de Orientação do PASE (de 7 a 17 anos) na Regional Boqueirão são realizadas na unidade militar 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado – quartel do Boqueirão, na Rua Marechal Floriano, 9190 – Boqueirão.

As aulas e treinos acontecem todas as segundas e quartas-feiras, no período da manhã (a partir das 8h15) e da tarde (a partir das 14h), com a professora Maria Cristina Fernandes. Mais informações podem ser obtidas no núcleo da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude na Regional Boqueirão por meio do telefone: 3313-5525.