Curitiba se organiza para bem receber o turista estrangeiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 9 de abril de 2012 as 08:05, por: cdb

A Prefeitura de Curitiba, por meio do Instituto Municipal de Turismo, promoverá nesta quarta-feira (11), às 9h, no Salão de Atos do Parque Barigui, a palestra Copa do Mundo 2014: Turista Estrangeiro. Cidade-sede do mundial, Curitiba deverá atrair para os jogos 406.944 visitantes brasileiros e 101.390 estrangeiros. A estimativa é do Ministério do Turismo.

“Neste encontro falaremos sobre como lidar com as diferenças culturais e receber com qualidade os turistas dos mais diversos países”, diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, que abrirá o encontro. “A Copa será uma grande oportunidade para mostrarmos a brasileiros e estrangeiros que Curitiba é um destino de qualidade”.

A palestrante é Sarah Albrecht, jornalista especialista em turismo internacional e receptivo. Sarah morou 12 anos na Alemanha, Espanha, Inglaterra, Argentina, em Portugal e no Chile e fez a cobertura de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2006.

A palestra é aberta aos profissionais do setor, prestadores de serviços indiretamente ligados à atividade turística, estudantes e servidores públicos. O conteúdo abordará o que o turista espera do Brasil, o comportamento do turista no país, benefícios para o futuro e a diferença de culturas. Sarah falará ainda sobre os problemas para bem receber o visitante no Brasil, como falta de compromisso, tendência a antagonismos e o “jeitinho brasileiro”.

A inscrição pode ser feita pelo site http://turismo.curitiba.pr.gov.br/inscricao.htm. A palestra é gratuita.

Estimativa – Curitiba deverá receber aproximadamente 508 mil turistas na Copa do Mundo de 2014. A estimativa do Ministério do Turismo é resultado de pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para traçar um perfil dos turistas que movimentarão a economia das cidades-sede do mundial daqui a dois anos. 

O estudofoi baseado em pesquisas com o público da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, e na movimentação do turista brasileiro. Entre os visitantes que deverão vir a Curitiba, 406.944 serão brasileiros, e 101.390, estrangeiros. Atualmente, a cidade recebe cerca de 3,6 milhões de turistas por ano – uma média de 300 mil por mês.

“A participação expressiva de estrangeiros no evento proporcionará oportunidades de trabalho, gerando receitas e divisas para a cidade”, afirma Juliana.

A pesquisa mostra que o turista estrangeiro deverá gastar, em média, R$ 11,4 mil durante os dias em que permanecer no Brasil. A média de permanência será de 17,6 dias e a maior parte dos visitantes aproveita a chance para conhecer novos lugares. Neste período, os turistas devem visitar, em média, 3,8 cidades.
O levantamento do Ministério do Turismo mostra que a Copa no Brasil movimentará três milhões de turistas brasileiros e 600 mil estrangeiros.
Os estrangeiros vão realizar quase dois milhões de viagens pelas cidades-sede. Já os brasileiros que circularão pelo país durante a Copa farão seis milhões de viagens pelos 12 municípios.
A cidade que deverá receber o maior número de estrangeiros é o Rio de Janeiro, com 413 mil.