Curdos negam invasão de soldados turcos no sul do Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 22 de março de 2003 as 09:06, por: cdb

Forças curdas no norte do Iraque negaram neste sábado que a Turquia tenha enviado tropas através da fronteira entre ambos os países durante a noite. Elas afirmaram que qualquer incursão teria sido barrada por soldados curdos.

“Se quaisquer tropas turcas tivessem entrado no Iraque vocês teriam ouvido confrontos. Nós não vamos colocar o tapete vermelho para eles”, afirmou um importante oficial curdo.

“No primeiro passo que eles derem dentro do país a batalha vai começar. Nossas tropas foram ordenadas para matar”, disse o oficial. “A única maneira deles entrarem é em coordenação com as forças norte-americanas” que invadem o Iraque.

Mais cedo, uma fonte militar da Turquia afirmou que cerca de 1.500 soldados atravessaram a fronteira sul da Turquia em três pontos, no final da noite de ontem. O objetivo era assegurar uma passagem segura de mais soldados.

A Turquia afirmou que precisa de suas tropas no Iraque para controlar refugiados vindos da guerra liderada pelos Estados Unidos e afastar qualquer tentativa de criação de um Estado curdo, uma ação que poderia reascender os movimentos separatistas em território turco.