Cuidados com a pele negra

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 24 de março de 2003 as 17:57, por: cdb

O fator étnico tem grande influência no tipo de pele, o que torna necessária a existência de produtos específicos para os diferentes grupos de pessoas.

Nesse universo, as peles morenas padeceram muitos anos pela falta de cosméticos básicos como bases e pós em tonalidades adequadas às variações encontradas nesse grupo de mulheres.

A linha de tratamento tem que ser especial, já que as peles mais escuras costumam ser também mais oleosas, apresentando características de textura e porosidade diferentes das encontradas nas peles mais claras.

Características das peles negras e muito morenas

A pele negra é mais espessa e, portanto, muito mais resistente e elástica do que a pele branca, uma vez que possui maior quantidade de melanina (proteína presente na 1ª camada da pele e que dá cor a ela), em coloração que varia do castanho escuro ao negro. Essa camada funciona como um verdadeiro “tapete epidérmico” que bloqueia a radiação solar, fazendo com que ela demore mais para envelhecer.

A pele negra costuma ser também mais oleosa do que a pele branca. Esse “manto gorduroso” proporciona proteção extra contra as agressões ambientais como o frio, vento, água quente ou sol.

Considerando essas características e também pelo fato de as peles negras serem propensas ao aparecimento de cicatrizes tipo quelóide e manchas esbranquiçadas, é importante adotar o uso de produtos diferenciados, tanto para tratamento quanto para maquiagem.

As formulações devem ser livres de óleo e as cores da maquiagem para pele precisam ser o mais próxima possível da cor natural da pele para evitar o efeito “boneca”.

O ideal são bases líquidas translúcidas no tom específico da pele e pó compacto para finalizar a textura ou bases compactas que, quando aplicadas na face, se transformam em micropartículas semelhantes ao pó.

Deve-se evitar sombras cremosas, blush em bastão ou batons muito cremosos, que podem favorecer o aparecimento de acne cosmético. Morenas devem preferir batons de tons vermelhos e marrom As negras devem optar por tons escuros – marrons, vermelhos e acobreados.

Dicas

-Antes da maquiagem, aplique com algodão um pouco de soro fisiológico, que aumenta a durabilidade da maquiagem. E depois que estiver pronta, envolva uma pedrinha de gelo em um guardanapo limpo e passe sobre a pele em batidinhas (o gelo fecha os poros).

-Para o batom durar mais, passe um pouquinho de base sobre os lábios antes de aplicar o batom.

-Corretivos com tom levemente esverdeado corrige melhor olheiras e espinhas.

-Use rímel apenas nos cílios superiores para não carregar no visual.

-Evite usar delineador se tiver olhos pequenos (eles os deixam ainda menores).