Cuidado com dietas milagrosas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 12 de abril de 2003 as 10:50, por: cdb

Enganam-se os que pensam que para emagrecer o segredo é fechar a boca e passar fome. As dietas milagrosas que prometem a perda de peso em poucos dias e conseqüentemente o corpo ideal podem causar muitos prejuízos à saúde como anemia e até mesmo a anorexia.

Segundo a nutricionista Lia Viana, essas dietas podem causar também a perda de massa muscular, por causa do chamado “efeito sanfona” – a pessoa emagrece e depois que chega ao peso ideal volta a comer tudo de novo, engordando mais uma vez, faz outra dieta e assim fica nesse ciclo vicioso, explicou a nutricionista, alertando ainda que esse ritmo faz com que o metabolismo fique mais lento e a pessoa engorda mais rápido.

“As pessoas estão em busca de uma fórmula, de um segredo, de uma maneira mais rápida de perder peso em busca de uma estética, de um bem estar. Mas o que precisa é mudar a consciência das pessoas. O importante não é perder peso, a perda de peso tem que ser conseqüência da mudança do estilo de vida”, declarou Lia Viana.

Uma dica para emagrecer é estar sempre se alimentando, pelo menos a cada três horas. “Assim, você vai estar mantendo o seu equilíbrio e o organismo não vai precisar estar buscando em outras fontes o nutriente que está precisando”, explicou, justificando que ficar muito tempo sem comer faz com que a pessoa não se controle na próxima refeição.

De acordo com a nutricionista, não há um alimento ideal para que as pessoas comam nos intervalos das refeições. “Depende de cada organismo, porque há pessoas que têm um gasto calórico maior e às vezes apenas uma barrinha de cereal vai dar mais fome. Mas o alimento pode ser sanduíche, suco, fruta, entre outros. Porém, o ideal é ter o acompanhamento de um especialista”, destacou Lia, lembrando que os shakes não devem substituir as grandes refeições, como almoço ou jantar.