Cuba realiza fórum contra o bloqueio antes de reunião da ONU

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 19 de outubro de 2012 as 09:24, por: cdb

O 9º Fórum da Sociedade Civil Cubana contra o bloqueio será realizado, nesta sexta-feira (19), em Havana, com o propósito de denunciar essa política mantida por Washington por mais de meio século.
A reunião reúne em torno de 170 organizações econômicas, religiosas, estudantis e culturais, entre outras, que compõem a Sociedade Civil Cubana, além de entidades regionais e internacionais com sede no país.

Como é tradicional, este encontro é realizado antes da votação, na Assembleia Geral da ONU, da resolução que condena o bloqueio econômico, comercial e financeiro apresentado por Cuba, que acontecerá no próximo 13 de novembro.

Durante a edição anterior, patrocinada pela Associação Cubana das Nações Unidas, o Fórum aprovou uma declaração final que incentivou a ONU a rechaçar o cerco imposto por Washington.

Os participantes ressaltaram que apesar das tentativas do governo dos Estados Unidos de dizer que ocorreu uma flexibilização em sua política de bloqueio a Cuba, “nada mudou”, diz o documento.

Da mesma forma, a medida foi classificada como ilegal, e violadora do Direito Internacional, que pode ser considerada um genocídio a partir do estabelecido na Convenção para a Prevenção e Sanção do Crime de Genocídio.

Fonte: Prensa Latina

 

..