Cristovam Buarque anuncia mudanças no Provão nesta terça

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 1 de dezembro de 2003 as 14:20, por: cdb

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, vai apresentar nesta terça-feira, no Congresso Nacional, as mudanças no sistema de avaliação do ensino superior. O Provão (Exame Nacional de Cursos) será mantido e aplicado a cada três anos. Segundo o ministro, o sistema a ser implantado criará um novo indicador, o Índice de Desenvolvimento do Ensino Superior, que será a média das avaliações da aprendizagem, do corpo docente, da capacidade institucional do curso e o seu envolvimento com a realidade.

Os cursos com avaliação preocupante vão assinar um termo de compromisso com o ministério e com os estudantes. Se eles não melhorarem em um prazo de três anos, serão fechados.

Para Cristovam Buarque, a universidade do século XXI não pode ser igual a do século XX. – Houve uma ruptura na maneira como a gente aprende, nas coisas que a gente aprende, na velocidade como mudam as técnicas e o conhecimento em geral e as universidades precisam se adaptar a isso – declarou o ministro, dizendo ainda esperar que no próximo ano o novo sistema já esteja em prática.