Crise em Honduras aumenta força diplomática de Lula, diz jornal

Arquivado em:
Publicado Quinta, 24 de Setembro de 2009 às 08:33, por: CdB

O jornal suíço Le Temps disse na edição desta quinta-feira que o Brasil vem ganhando força durante a crise política em Honduras. O jornal cita a "diplomacia sul-sul" do Brasil e relembra, ainda, a declaração de Lula ao dizer que o país vai se tornar uma grande potência no século XXI.

De acordo com a BBC Brasil, o jornal disse que "ao pedir asilo ao Brasil, (o presidente deposto hondurenho Manuel) Zelaya indicou que está apostando todas as suas fichas no único país que ele acredita que vai devolvê-lo à Presidência" e que "é a prova tangível de uma mudança de eixo de poderes na região".

Ainda sobre o Presidente brasileiro, o jornal diz que "Ele aperta a mão de Gordon Brown, de Nicolas Sarkozy, da Rainha Elizabeth 2ª, entre outros. E em abril Barack Obama disse que ele 'é o cara'", "mas é no hemisfério sul que Lula tece sua teia".

Ainda segundo a BBC, o jornal Le Temps escreveu que a estratégia "sul-sul" de Lula visa "apagar progressivamente a hegemonia dos Estados Unidos na região e coincide com a discrição do governo Obama".

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo