Criança é hospitalizada com diarréia e tem dedos amputados

Arquivado em:
Publicado Segunda, 11 de Agosto de 2003 às 07:49, por: CdB

A menina Ísis Souza da Silva, de 1 ano e quatro meses, deu entrada no hospital municipal Miguel Couto, no Rio, com diarréia e vômitos e deixou o local com os cinco dedos da mão direita amputados. A mãe da criança, a dona-de-casa Celina Maria de Souza, disse que não permitiu a cirurgia.

A polícia instaurou inquérito para apurar a denúncia de erro médico. A Secretaria Municipal da Saúde afirmou que colhe informações com o hospital sobre o estado de saúde da menina durante a internação e os procedimentos médicos adotados.

Conforme denúncia de Celina, sua filha chegou ao Miguel Couto --hospital considerado referência para serviços de emergências--, na zona sul do Rio, em 2 de julho, com diarréia e vômito. Segundo ela, a menina não tinha sinal de gangrena na mão nem hematomas. Estava apenas abatida por causa da infecção intestinal.

A dona-de-casa informou ao hospital que tinha casos de parentes diabéticos. Exames realizados pelo hospital mostraram que foram medidos 130 mg por 100 ml de glicose no sangue da criança --taxa uma pouco acima da normal, que fica entre 70 mg e 110 mg. No dia seguinte, a taxa quase triplicou e passou para 314 mg.

Durante o período de internação, que durou até 23 de julho, Celina disse que o estado de saúde de sua filha piorou e a mão da criança começou a ficar preta. Ísis passou a usar uma meia na mão direita e que os médicos disseram que, se ela não melhorasse, os dedos teriam de ser amputados.

Na última quarta-feira, Celina procurou a Associação de Moradores do Vidigal, e foi orientada a ir até a delegacia. A polícia pediu exame de corpo de delito na menina.

Inicialmente, o hospital informou que Ísis já havia chegado em estado grave. No entanto, a Secretaria da Saúde pediu informações ao Miguel Couto sobre o prontuário da menina e os procedimentos médicos adotados durante sua internação.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo