Criação de unidade de conservação será debatida com a comunidade

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 13:44, por: cdb

A criação de uma unidade de conservação em Joinville com abrangência nos bairros Aventureiro, Bom Retiro, Iririú, Jardim Iririú, Jardim Sofia e Saguaçu será novamente discutida com a comunidade nesta quinta-feira (8/12), às 19 horas. O encontro, a pedido das associações de moradores, será na Igreja Nossa Senhora Aparecida.

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) vai apresentar o projeto da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Morro do Iririú com área de total de 526 hectares. Estima-se que 897 lotes sejam incluídos na unidade, mas não implica em saída dos moradores do local.

A Arie surge para ordenar o uso e a ocupação do solo com intuito de preservar os remanescentes de mata atlântica, nascentes de água e a diversidade biológica da fauna e da flora. “Após a criação será feito o plano de manejo que permite, inclusive, a regularização de moradias irregulares”, explica o coordenador da Fundema, Daniel Lepka.

Para quem tem interesse em documentar sua posição sobre a criação da unidade de conservação pode fazê-lo por ficha cadastral disponível no ícone de documentos oficiais no site www.joinville.sc.gov.br. O documento deve ser entregue na Fundema.

O Morro do Iririú abriga várias espécies de plantas, entre elas canela-preta, canela-ferrugem, cedro, canjerana, guapuruvú, palmito juçara e inúmeras castas de bromélias. Há registro de inúmeras aves, algumas em extinção como gavião-pombo-grande, pixoxó, o jucuaçu e o
picapau-de-cara-acanelada. Mamíferos ameaçados de extinção como o gato-do-mato e o gato-do-mato-pequeno habitam o local.

* Agenda:

* O quê: Reunião com a comunidade sobre Arie do Iririú
* Quando: Nesta quinta (8/12)
* Onde: Igreja Nossa Senhora Aparecida, rua Otto Nass 137 – Bom Retiro
* Horário: 19 horas

Contato imprensa:

Ana Keller
Assessoria de Comunicação
Fundação Municipal de Meio Ambiente – Fundema
(47) 3433-2230, ramal 213