Crea marca reunião com donos de parques de diversão no Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 27 de agosto de 2011 as 13:36, por: cdb

O Conselho Regional de Engenharia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) anunciou na sexta-feira que fará uma reunião com donos de parques de diversão no estado na próxima sexta-feira, na capital fluminense, para orientar sobre normas de segurança e discutir uma estratégia de fiscalização. Estarão presentes na reunião os órgãos municipais e do Corpo de Bombeiros. A medida ocorre após a morte de duas pessoas em um acidente no Glória Center, em Vargem Grande, na zona oeste.parques

O Crea quer alertar as unidades que funcionam sem alvará e lembrar a importância de avaliações periódicas feitas por engenheiros mecânicos. “Vamos conversar com todos [os donos de parques], os legais e os ilegais. Queremos que esses lugares sejam seguros”, disse o presidente da Comissão de Prevenção de Acidentes do Crea, Luiz Antônio Cosenza.

Vistoria na Baixada Fluminense

O órgão também vistoriou parques na Baixada Fluminense e encontrou cintos de segurança inadequados, brinquedos desgastados, fios elétricos soltos, rachaduras e ferrugem, além de falhas em travas. O órgão recomendou mudanças e sugeriu que brinquedos fossem interditados.

Em um dos parques, o Barilândia, em Duque de Caxias, o Crea encontrou indícios de problemas mais graves e prometeu voltar para uma vistoria mais detalhada, na próxima semana. Os engenheiros dessa unidade também serão convocados para a reunião de sexta-feira.

No primeiro parque vistoriado, o Play Kid, em Nova Iguaçu, a gerente Kátia de Oliveira informou que providenciar rapidamente o reparo das irregularidades encontradas. Segundo a administradora, com a troca do engenheiro responsável, o parque passará mais frequentemente por avaliações.

O antigo engenheiro do Play Kid era o mesmo responsável pelo parque onde ocorreu o acidente em Vargem Grande. Luiz Soares Santiago é acusado de fazer laudos para mais de mil parques no estado sem avaliar o estado dos brinquedos. Ele teve o registro cassado pelo Crea na quinta-feira.