CPI vai investigar administradoras de cartões de crédito

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 22 de maio de 2003 as 16:51, por: cdb

Não há legislação suficiente para controlar os critérios empregados pelas administradoras de cartões de crédito, na cobrança de taxas e juros.

Foi o que se concluiu nesta quinta-feira, em audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias da Câmara dos Deputados. Segundo o presidente da comissão, Givaldo Carimbão, será elaborada uma proposta de fiscalização e controle para investigar se as administradoras de cartões de crédito estão pagando de forma correta todos os impostos e se seus contratos de serviços estão dentro da lei.

Além disso, será criado um grupo de trabalho específico e poderá ser instalada comissão parlamentar de inquérito (CPI), para investigar todo o funcionamento das administradoras de cartões de crédito no Brasil.

Para o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita Wada, o maior problema dos cartões de crédito no país é que eles estão se tornando muito populares, sem que, antes, as pessoas sejam informadas das responsabilidades, ao assinar um contrato de adesão.