CPI dos planos de saúde recebe novas denúncias

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 8 de julho de 2003 as 14:44, por: cdb

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os planos de saúde realiza nesta tarde, em Brasília, uma audiência pública com a coordenadora-executiva do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Marilena Lazarini, e a advogada do órgão, Karina Rodrigues.

Segundo a assessoria de imprensa do deputado Henrique Fontana (PT/RS), presidente da CPI, alguns dos temas que serão levantados pelo Idec são os preços supostamente abusivos cobrados de idosos, a atuação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no setor e a exclusão de exames e cirurgias da cobertura dos planos.

Além de orientar os associados dos planos, o Idec propõe ações judiciais, faz análises de contratos e realiza denúncias a órgãos competentes. A CPI trabalha há mais de um mês para apurar denúncias contra operadoras de planos de saúde, acusadas de práticas abusivas.

Até setembro, o governo pretende levar ao Congresso um projeto para regulamentar o setor de planos de saúde. As negociações sobre o texto estão ocorrendo no âmbito do Fórum Nacional de Saúde Complementar. Os pontos mais polêmicos devem ser o reajuste dos repasses feitos a hospitais e clínicas e a redução nos custos das operadoras.