CPI do Banestado ouve depoimentos em MG

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 3 de novembro de 2003 as 05:28, por: cdb

A Comissão Mista Parlamentar de Inquérito do Congresso Nacional, a CPI do Banestado, reúne-se nesta segunda-feira em Belo Horizonte, às 9h, no Plenarinho IV na Assembléia Legislativa para ouvir o depoimento de Murilo Mendes, da Construtora Mendes Júnior e Joel Guedes Fernandes, ex-funcionário da empresa.
 
Eles falarão sobre denúncias de corrupção na construção do túnel da avenida Águas Espraiadas em São Paulo. Os recursos teriam sido parcialmente desviados para paraísos fiscais.

Também estão previstos os depoimentos de Eduardo Maluf Martins, do Cruzeiro Esporte Clube, Eduardo Fonseca Santos, João Augusto Morais Monteiro, Mário Lamosa, Max Dolinger e Maurício Abreu Murad. Eles teriam utilizado contas da empresa americana Beacon Hill, que foi fechada por praticar lavagem de dinheiro, para movimentar recursos retirados ilegalmente do Brasil por meio de contas CC-5.

A presidente do Banco Rural, Kátia Rabelo, também deve depor. O banco foi acusado pelo procurador da República, Carlos Fernando dos Santos Lima, de ter participado do esquema montado em Foz do Iguaçu, no Paraná, para retirar ilegalmente dinheiro do país via contas CC-5.
 
Também estão entre os depoentes o diretor do Banco Rural, José Roberto Salgado; Paulo Roberto Bernardes e Manoel Bernardes, das Organizações Manoel Bernardes. Estarão presentes à reunião para ouvir os depoimentos cinco parlamentares federais.