CPI do Apagão Aéreo vai ouvir pilotos do Legacy e presidente da Embraer

Arquivado em:
Publicado Quinta, 10 de Maio de 2007 às 10:38, por: CdB

A CPI do Apagão Aéreo aprovou nesta quinta-feira a convocação dos pilotos norte-americanos Joe Lepore e Jan Paladino, que conduziam o jato Legacy que se chocou com o avião da Gol no ano passado, matando os 154 passageiros da aeronave brasileira.

A comissão vai consultar o Itamaraty sobre o assunto. Durante a votação, alguns parlamentares levantaram a possibilidade de viajar aos EUA para coletar os depoimentos.

"É um tema complexo que depende de legislação internacional. A presidência da comissão e da Câmara, com toda a assessoria, tomarão as medidas adequadas para ouvir os pilotos", disse o presidente da CPI, Marcelo Castro (PMDB-PI).

A sessão desta quinta-feira foi a primeira marcada pela CPI para votar requerimentos. Depois de uma longa discussão em torno dos procedimentos, os deputados conseguiram aprovar as convocações e a solicitação de documentos. Não houve muita divergência e as votações ocorreram em clima de cordialidade entre governo e oposição.

Mais convocações

Além dos pilotos, a CPI aprovou também a convocação de mais dez pessoas: o delegado Renato Sayão, da Polícia Federal, o coronel Rufino Ferreira, da Aeronáutica, Jorge Botelho, presidente do sindicato dos controladores de vôo, Wellington Rodrigues, presidente da Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo, Frederico Fleury Curado, presidente da Embraer, o brigadeiro Jorge Kersus Filho, chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, o presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, o diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), major-brigadeiro Ramon Borges Cardoso, e Jorge Cavalcanti, representante da Associação dos Parentes e Amigos das Vítimas do Acidente da Gol.

Sayão e Rufino devem depor na semana que vem. Sayão é o responsável pelo inquérito da polícia sobre o acidente. Já Rufino preside a comissão criada pela Aeronáutica para investigar a tragédia. A CPI ainda não marcou data, mas um dos dois deve ser ouvido já na terça-feira (15). Em seu inquérito, o delegado responsabilizou Joe Lepore e Jan Paladino pelo acidente. Já a investigação da Aeronáutica ainda não foi concluída.

A CPI aprovou ainda a solitação de todos os documentos relacionados às investigações feitas sobre acidente pela Polícia Federal, pela Aeronáutica, pela Infraero, e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A comissão pede, inclusive, que a Aeronáutica entregue o conteúdo das caixas-pretas dos dois aviões envolvidos no acidente.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo