CPAT Móvel vai atender os alunos do EJA Profissões

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 15:31, por: cdb

CPAT Móvel vai atender os alunos do EJA Profissões

18/04/2012 – 18:17

  

CPAT Móvel passa a atender alunos do EJA Profissões

 

Ingrid Vogl

 

As secretarias municipais de Educação e Trabalho e Renda firmam parceria a partir deste mês para que os alunos que participam do programa EJA Profissões (Educação de Jovens e Adultos) recebam os serviços e programas de geração de trabalho e renda desenvolvidos no município, por meio do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT).

 

A primeira atividade da nova parceria será realizada nesta quinta, dia 19 às 14h40, no CPAT, quando os profissionais do Centro se reúnem com os diretores das escolas de EJA para orientar sobre o funcionamento dos programas de geração de trabalho e renda e quais os procedimentos necessários para levar estes serviços aos alunos.

 

A partir dessa reunião, as escolas iniciam o agendamento das visitas do CPAT Móvel, sempre acompanhado de discussões junto à comunidade escolar sobre os temas de interesse dos trabalhadores.

 

Os serviços que serão oferecidos pelo CPAT aos alunos do EJA Profissões são: emissão de carteira de trabalho; orientação profissional; intermediação de mão-de-obra (balcão de empregos); cooperativismo; microcrédito; casa do empreendedor; cursos de qualificação profissional; programas de transferência de renda da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, como o Bolsa-Família.

 

“Esta parceria significa um importante reforço aos professores de EJA, pois permitirá enriquecer o currículo ao levar para as escolas temas de grande interesse dos alunos trabalhadores”, avaliou o coordenador do EJA Profissões da SME, Heitor Guizzo.

 

Programa

 

As parcerias estabelecidas com outras instituições têm o objetivo de oferecer aos alunos trabalhadores uma formação geral tendo como foco central o mundo do trabalho.

 

Além da parceria firmada com o CPAT, o EJA Profissões possui um trabalho conjunto com o Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), que disponibiliza os professores dos cursos de Inclusão Digital e de Qualificação Profissional.

 

A Associação dos Magistrados do Trabalho da 15ª Região (AMATRA) é outra parceira do EJA Profissões com o oferecimento de formação relacionada aos direitos trabalhistas e outros temas do direito de interesse da comunidade escolar por meio do programa Trabalho, Justiça e Cidadania.

 

O programa EJA Profissões foi criado em 2010 como um novo formato do programa de Educação de Jovens e Adultos, integrando o ensino fundamental dos anos finais aos cursos de qualificação profissional e inclusão digital. A Fundação Municipal para Educação Comunitária (FUMEC) também desenvolve o EJA Profissões voltado para os anos iniciais do ensino fundamental.

 

O programa EJA Profissões funciona nas 27 escolas de EJA da SME e da FUMEC. Os interessados em ingressar no programa, podem procurar uma das escolas que fazem parte do programa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2116-0600.