Could Mountain se mostra como favorito

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 25 de dezembro de 2003 as 15:58, por: cdb

A disputa pelo Oscar começou para valer esta semana, com a estréia de Cold Mountain, da Miramax, no dia de Natal, o filme já entra como favorito à estatueta, depois de conquistar oito indicações ao Globo de Ouro.

O Globo de Ouro, apresentado pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood, funciona como uma vitrine dos melhores filmes, atores e atrizes do ano, que terão uma chance maior nos prêmios da Academia, a maior distinção do setor de cinema dos Estados Unidos. O Oscar será entregue no dia 29 de fevereiro.

Desde a década de 90, o chefão da Miramax, Harvey Weinstein, conseguiu colocar na disputa pelo Oscar concorrentes formidáveis, como os dois vencedores O Paciente Inglês e Shakespeare Apaixonado e o brasileiro Central do Brasil. Mesmo em anos em que a safra de filmes esteve mais fraca, a Miramax emplacou indicados de peso, como com Vidas Privadas, em 2001.

Este ano, a Miramax, unidade da Walt Disney Co, está com tudo. Mas as indicações e resenhas positivas de Cold Mountain não estão abalando a confiança dos outros concorrentes. E eles formam uma lista impressionante: Peixe Grande, Seabiscuit, Master and Commander: The Far Side of the World, O Senhor dos Anéis — O Retorno do Rei, Sobre Meninos e Lobos, O Último Samurai, House of Sand and Fog, Encontros e Desencontros e In America.