Cosmonauta russo vai se casar do espaço com noiva na terra

Arquivado em:
Publicado Sexta, 08 de Agosto de 2003 às 13:15, por: CdB

O cosmonauta russo Yuri Malenchenko, 41 anos, se casará à distância com sua noiva americana durante uma conexão entre a estação espacial ISS e um restaurante de Houston (Texas,centro dos Estados Unidos) embora esta novidade mundial, e inclusive cósmica, possa provocar um escândalo nos círculos militares russos.

A agência aeroespacial russa, Rosaviakosmos, se opôs num primeiro momento a esse casamento quando foi anunciado a 19 de julho. Mas a agência acabou adotando uma atitude neutra, constatando que não era explicitamente proibido que os cosmonautas se casassem em órbita, explicou nesta sexta-feira à AFP seu porta-voz, Serguei Gorbunov.

O problema é outro: é totalmente proibido e contrário ao regulamento que um oficial russo em serviço ativo, em posse de segredos militares, se case com uma estrangeira sem comunicar aos seus superiores.

Em primeiro lugar, ele deveria ter mandado um relatório sobre o assunto e ter pedido autorização. Ao que parece, não o fez, desagrando seus superiores. Os serviços de imprensa da aeronáutica e do ministério da defesa não fizeram declarações nesta sexta.

Malenchenko terá que responder provavelmente a algumas perguntas no seu regresso à Terra mas não será preso por isso, disse o porta-voz da agência aeroespacial russa. Segundo fontes próximas à Rosaviakosmos, o casamento espacial pode se tornar um pequeno negócio para os noivos.

A noiva, Ekaterina Dmitrieva, 26 anos, que deixou a extinta URSS quando tinha 4 anos, negociou a exclusividade da retransmissão da cerimônia com um grande canal da televisão americana, enquanto o enlace, que terá um custo estimado entre 8.000 e 10.000 dólares e uma duração de 10 minutos, não lhes custará nada, já que os cosmonautas têm o direito de se comunicar da ISS com seus próximos.

Em junho passado, uma nave de abastecimento Progress fez chegar a Yuri o terno do casamento, assim como uma aliança e a autorização da união concedida pelo distrito de Fort Bend no Texas, onde vive Ekaterina.

Yuri, divorciado há pouco tempo, pediu a mão de Ekaterina em dezembro passado antes de sair ao espaço em abril com o astronauta americano Edward Lu. O casamento na igreja será na Rússia e a lua-de-mel na Austrália.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo