CORREA REITERA PROCESSO CONTRA EL UNIVERSO

Arquivado em:
Publicado Terça, 30 de Agosto de 2011 às 16:17, por: CdB

QUITO, 30 AGO (ANSA) - O presidente do Equador, Rafael Correa, rechaçou o pedido feito pelos funcionários do jornal equatoriano El Universo de retirar o processo judicial que apresentou pessoalmente contra o ex-editor do caderno de opinião, além de outros diretores da publicação.
   
O mandatário afirmou, por meio de uma carta publicada ontem no portal oficial El Ciudadano, que os responsáveis pela continuidade do processo são os próprios diretores do jornal por não terem se retratado por um artigo assinado por Emilio Palácio.
   
"Lamento pelos momentos difíceis que estão passando vocês e suas famílias, mas sou eu o responsável por esta situação ou são aqueles que utilizaram o disfarce de 'imprensa livre e independente' para transbordar todo seu ódio contra nossa revolução de forma ilegal e ilegítima?", disse Correa.
   
O chefe de Estado equatoriano ainda afirmou por meio do documento que irá "garantir" o emprego de todos os membros da empresa jornalística independentemente do resultado judicial.
   
Em 22 de março deste ano, o mandatário entrou com um processo contra o El Universo por conta de um texto onde Palácio afirmava que Correa teria ordenado "fogo" durante a rebelião policial de setembro de 2010.
   
Em julho, os diretores Carlos, César e Nicolás Pérez e o jornalista Palácio foram condenados a três anos de prisão e a uma multa de US$40 milhões (cerca de R$ 63,8 milhões) por injúria.
   
Ambas as partes recorreram à decisão e uma nova audiência deve acontecer no dia 13 de setembro. Os donos do El Universo reclamam que o pagamento do montante requisitado irá levar o jornal à falência.
   
Correa, por sua vez, já declarou anteriormente que não pretende ficar nem "com 20 centavos [da indenização]". (ANSA)


Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo