Corpo de britânico executado no Iraque ainda não foi recuperado

Arquivado em:
Publicado Sábado, 09 de Outubro de 2004 às 08:06, por: CdB

Uma porta-voz embaixada britânica em Bagdá afirmou que está fazendo o possível para recuperar o corpo de Kenneth Bigley, de 62 anos, cuja a execução foi anunciada na última sexta-feira.

- Estamos fazendo todos os esforços para recuperar o corpo (do britânico) - disse a porta-voz da missão diplomática, sem dar detalhes sobre estes esforços.

O engenheiro Bigley tinha sido seqüestrado em 16 de setembro em sua casa, em Bagdá, junto de dois colegas americanos, Eugene Armstrong e Jack Hensley, que foram decapitados no mês passado por rebeldes do grupo do jordaniano Abu Musab al Zarqawi, ligado à organização Al Qaeda e suspeito de ter células ativas no Iraque, sobretudo em Fallujah.

A execução representa um revés para o governo do primeiro-ministro iraquiano, Iyad Allawi, que proclama sua determinação de lutar contra os rebeldes e há uma semana participou com homens, junto da Força Multinacional, das ofensivas contra o reduto sunita de Samarra e em outra operação a sudeste da capital.

O Executivo iraquiano se declarou incapaz de confirmar as informações publicadas pela imprensa britânica sobre uma suposta fuga do refém, que teria precipitado sua execução.

- Neste momento não tenho nenhuma informação totalmente segura que possa confirmar isso - disse o chanceler Hoshyar Zebari à emissora BBC Radio 4.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo