Coréia do Norte pode estar preparando lançamento de míssil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 23 de setembro de 2004 as 09:06, por: cdb

Os Estados Unidos e o Japão detectaram sinais de que a Coréia do Norte está se preparando para lançar um míssil balístico que tem capacidade de atingir quase todo o Japão, informou um jornal japonês nesta quinta-feira.

Citando fontes não especificadas do governo japonês, o jornal Yomiuri Shimbun disse que Tóquio e Washington detectaram os sinais após analisarem dados de satélite e de tráfego de rádio.

Veículos militares norte-coreanos, soldados e engenheiros de mísseis estariam convergindo vários mísseis Rondong para a região leste do isolado país comunista, teriam dito as fonte ao jornal.

O Ministério da Defesa do Japão enviou dois navios destróiers– um deles equipado com sistema de radar- e avião de vigilância EP-3 para o Mar do Japão para aumentar sua capacidade de vigiar a área, segundo o Yomiuri.

Representantes do governo japonês não estavam imediatamente disponíveis para comentar.
As fontes teriam dito ainda que os mísseis Rondong geralmente são armazenados embaixo da terra, mas não havia sinais de que foi injetado combustível líquido nesses mísseis.

O jornal citou ainda especialistas em mísseis que afirmaram que são necessárias duas semanas para preparar o lançamento. Acredita-se que a Coréia do Norte tenha uma ou duas bombas atômicas e, segundo crêem especialistas, mais de 200 mísseis Rondong, que têm alcance de 1.300 quilômetros e podem atingir o Japão.