Coréia diz que EUA tramam guerra nuclear

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 3 de março de 2003 as 17:40, por: cdb

A mídia norte-coreana acusou os Estados Unidos de estar preparando uma guerra nuclear contra o país comunista e advertiu que esse tipo de guerra causará devastação. De acordo com a Agência de Notícias da Coréia do Norte (KCNA), um dos líderes do Partido Comunista, Rodong Sinmun, disse que Departamento de Defesa dos Estados Unidos ordenou um grande envio de força aérea para a Coréia do Sul, o Japão e para as proximidades da península coreana.

Conforme a agência, o comando das forças aéreas norte-americanas na Coréia do Sul colocou suas unidades em “pé de semiguerra”. A agência disse ainda que, “se os imperialistas dos Estados Unidos deflagrarem uma guerra na península coreana, a guerra se tornará nuclear”. E acrescentou: “como conseqüência, os coreanos, tanto no sul como no norte, o povo na Ásia e do resto do mundo sofrerão horríveis desastres nucleares”.

A agência afirma que fábricas de armamentos nucleares nos Estados Unidos estão produzindo armas capazes de destruir estruturas subterrâneas na Coréia do Norte.

Ontem o governo norte-coreano acusou os Estados Unidos de intensificarem vôos de espionagem em preparação para a guerra. Já o novo presidente sul-coreano prometeu trabalhar por uma solução imediata e pacífica para a crise.

A tensão provocada pelas suspeitas de que a Coréia do Norte detém armas nucleares aumentou na quarta-feira, depois que os Estados Unidos, mostrando fotos de satélite, acusaram o país comunista de reativar um reator nuclear paralisado desde 1994.