Copom pode reduzir juros, diz presidente da Fiesp

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 13 de maio de 2003 as 15:19, por: cdb

O presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Horácio Lafer Piva, disse nesta terça-feira que acredita que o Comitê de Política Monetária (Copom) vai diminuir a taxa de juros, na reunião da próxima semana, “porque eles sabem que há espaço para isso”.

– Nós temos em Brasília brasileiros de bom senso que sabem avaliar os nossos bons indicadores, dados como a queda do risco Brasil, a menor pressão inflacionária e os maus indicadores como o desempenho industrial. Eles sabem que há espaço de queda e devem reduzir essa taxa -, afirmou.

Lafer Piva e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, anunciaram, na sede da Fiesp, a visita de missão empresarial brasileira à Rússia. Furlan limitou-se a dizer que se estivesse no lugar de Piva teria exatamente o mesmo discurso sobre a taxa de juros, mas lembrou que, como membro do governo não tem a função de gerenciar a taxa de juros.

– A minha função é me esforçar para promover desenvolvimento e comércio exterior. Então eu vou me limitar à minha função. Se fosse goleiro, atuaria como goleiro, mas eu não sou -, afirmou.