Cópias do novo livro de Harry Potter são encontrados num campo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 6 de maio de 2003 as 14:36, por: cdb

A editora inglesa dos livros sobre o bruxinho Harry Potter abriu uma investigação nesta terça-feira, depois que um jornal anunciou a descoberta de cópias do quinto livro da série, ainda inédito, encontradas jogadas num campo.

A editora Bloomsbury Publishing disse que suspeita que cópias das primeiras edições do livro mais recente da escritora J.K Rowling, Harry Potter e a Ordem da Fênix, foram roubadas de uma gráfica situada perto do campo em questão.

– O assunto está sendo investigado e a suspeita é que tenha sido cometido roubo -, disseram a editora e o agente literário de Rowling em breve comunicado conjunto à imprensa.

O quinto livro da saga de Harry Potter tem lançamento previsto para 21 de junho e a previsão é que supere todos os recordes anteriores em termos de número de cópias publicadas.

A Bloomsbury ainda não relatou o problema à polícia e se negou a fornecer mais detalhes.

O jornal The Sun informou que um homem tropeçou nos livros na última segunda-feira (5) quando caminhava pelo campo situado próximo a uma gráfica na cidadezinha de Bungay, no condado de Suffolk, leste da Inglaterra.

O homem de 40 anos, pai de dois filhos, entrou em contato com o jornal, a quem entregou os livros.

Segundo o The Sun, as cópias serão devolvidas à editora e o jornal não vai publicar nenhum detalhe sobre a história, que está sendo mantida em segredo até o lançamento do livro.

A gráfica Clays Ltd, que está imprimindo centenas de milhares de cópias do livro, não comentou a notícia.

Os primeiros quatro livros sobre o mago adolescente já venderam quase 200 milhões de cópias em 55 línguas e 200 países.

O último livro de Harry Potter, O Cálice de Fogo, quebrou recordes em vários países e ainda figura nas listas de livros mais vendidos em todo o mundo.