Copa de 2022 teria sido ‘comprada’ pelo Catar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 30 de maio de 2011 as 13:21, por: cdb
Valcke afirma que email teve apenas partes selecionadas divulgadas

O vice-presidente da Fifa – atualmente suspenso – Jack Warner, divulgou um email que sugere que Mohamed Bin Hamman, presidente da confederação asiática – igualmente suspenso – “comprou” as finais da Copa de 2022 para o Catar.

O email teria seria enviado pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. Ele admitiu que o email é verdadeiro, mas afirmou que “foram citados apenas trechos selecionados” da mensagem.

“(Hamman) pensou que se pode comprar a Fifa como eles compraram a Copa do Mundo”, escreveu Valcke no email.

A equipe da Copa de 2022 no Catar, por sua vez, divulgou uma declaração “negando categoricamente qualquer transgressão” na candidatura.

– Estamos tentando, urgentemente, esclarecer com a Fifa a declaração de seu secretário-geral –, afirmaram autoridades do Catar na nota.

– Enquanto isto, estamos buscando aconselhamento legal para analisar nossas opções.

Email particular

Jerome Valcke destacou que seu email para Warner não deveria ter sido divulgado.

– Ele (Warner) me enviou um email perguntando se aquilo que eu queria (Bin Hamman concorrendo à presidência da Fifa). Ele disse que eu deveria pedir que Bin Hamman retirasse (a candidatura) –, afirmou Valcke.

Bin Hamman disse nesta segunda-feira:

– Não sei por que ele (Valcke) disse isso. Se eu estivesse comprando em nome do Catar, seria preciso também perguntar às 13 pessoas que votaram pelo Catar.

Quando perguntado se a acusação de Valcke era verdadeira, Bin Hamman respondeu:

– O que você acha?

Bin Hamman foi suspenso do cargo de presidente da confederação asiática de futebol horas depois de retirar sua candidatura à presidência da Fifa, na manhã de domingo.

A decisão de Bin Hamman deixa apenas Sepp Blatter como candidato à presidência da entidade. Blatter, de 75 anos, está tentando o quarto mandato e tem concorrido à presidência da Fifa sem oponentes desde 1998.

Blatter deve conceder uma entrevista coletiva ainda nesta segunda-feira. A Fifa afirma que a eleição vai ocorrer como o previsto na quarta-feira.