Convênio possibilita construção de ponte sobre rio Parnaíba

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 6 de janeiro de 2004 as 08:39, por: cdb

O presidente da Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Francisco Guedes, e o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), assinaram nesta segunda-feria um convênio para a construção da ponte sobre o rio Parnaíba, ligando os municípios de Luzilândia (PI) a São Bernardo (MA).

A obra, orçada em R$ 9 milhões, vai promover a integração do Baixo Parnaíba, facilitando o transporte grãos dos projetos de irrigação Tabuleiros Litorâneos e São Bernardo, onde já se produz soja e arroz.

A ponte também viabilizará a Meso Região Integrada do Baixo Parnaíba, que inclui, ainda, o Estado do Ceará. Além da agricultura, a nova ponte vai criar um novo acesso a alguns dos principais pontos turísticos do Norte do Piauí, como a Cachoeira do Urubu (em Esperantina), o Parque Nacional de Sete Cidades (Piracuruca) e o Delta do Parnaíba (Parnaíba), além dos Lençóis Maranhenses.

Inicialmente, o Ministério da Integração Nacional liberou R$ 2 milhões para o início da ponte, que terá extensão de 380 metros. As obras serão iniciadas nos próximos meses.