Contra a gripe - Secretaria de Saúde realiza cadastro para população acamada em todas as Uaps e DSI

Arquivado em:
Publicado Quinta, 19 de Abril de 2012 às 12:11, por: CdB

JUIZ DE FORA - 19/4/2012 - 17:53

Contra a gripe - Secretaria de Saúde realiza cadastro para população acamada em todas as Uaps e DSI

Todas as unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) da Secretaria de Saúde e o Departamento de Saúde do Idoso (DSI) estão realizando o cadastro para acamados, visando à vacinação domiciliar contra a gripe dos grupos prioritários predeterminados pelo Ministério da Saúde (MS): crianças com idade entre seis meses a dois anos, idosos com 60 anos ou mais, grávidas em qualquer período gestacional e profissionais de saúde. O objetivo da ação é facilitar o acesso à vacina, garantindo a administração da dose para o público que possui dificuldade de locomoção por motivos de saúde. O dia “D” vacinação acontece em 5 de maio, prosseguindo até o dia 25 do mesmo mês - prazo improrrogável, segundo o MS.

A população deve procurar a sua Uaps de referência (veja anexo) para realizar o cadastro, que ocorre de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h as 10h30 e de 14h as 16h30. Às quintas-feiras, na parte da tarde, o cadastro acontece entre 14h e 14h30, já que, neste dia, as unidades finalizam o expediente às 15h por causa do curso de Educação Permanente ministrado por meio do canal Minas Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG).

A enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), Marcilene Costa, orienta que os interessados podem procurar as unidades pessoalmente também para o cadastro. “No período da campanha, os profissionais das Uaps farão visitas em domicílio para a administração das doses. É importante que a população não deixe para fazer o cadastro na última hora”, afirma. Para facilitar o trabalho dos profissionais da unidade, é importante que o acompanhante deixe separado o cartão vacinal. Confira em documento anexo o endereço e telefone de todas as 60 Uaps da Secretaria de Saúde.

Grupos prioritários contabilizam 89.769 pessoas em JF

A expectativa é que, em Juiz de Fora, no mínimo 80% das 89.769 pessoas sejam imunizadas contra a gripe neste ano. Os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde englobam crianças de seis meses a menores de dois anos, grávidas em qualquer período gestacional, cidadãos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde que prestam atendimento diretamente a pacientes com suspeita da doença. Segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), no município, em 2011, foram vacinados 86,77% dos grupos prioritários definidos pelo MS, num total de 75.572 doses administradas - meta que não era alcançada na cidade desde 2006.

A secretária Adjunta de Saúde, Marilene Fabri, ressalta que o sucesso dos resultados se deve a diversas ações estratégicas para alcance deste público. “No ano passado, fizemos uma divulgação maciça quanto a eficácia da vacina como sendo fator fundamental para prevenção de morbimortalidade. Além disso, facilitamos o acesso deste público às doses, com a contratação de equipes volantes para otimizar as imunizações nas áreas descobertas pela Atenção Primária à Saúde (APS) e a motivação dos profissionais da Secretaria de Saúde”, destaca a secretária Adjunta

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7389 / 7123.

Veja o anexo

SECRETARIA DE SAÚDE

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo