Contra a dengue – JF atinge redução de 98% dos casos confirmados da doença

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 17 de abril de 2012 as 15:02, por: cdb

JUIZ DE FORA – 17/4/2012 – 17:47

Contra a dengue – JF atinge redução de 98% dos casos confirmados da doença

De acordo com o 15º boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira, 17, pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Secretaria de Saúde, Juiz de Fora registra queda no número de casos confirmados para a dengue no município. Em 2012, foram apenas 16 ocorrências confirmadas, contra 788 registradas no mesmo período do ano passado, o que representa redução de 98%.

Ao todo, foram 121 notificações para a doença, sendo 91 descartadas e outras 14 aguardam resultado. De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Ivander Mattos Vieira, “mesmo com a redução dos casos de dengue, a população deve manter as ações de limpeza dos potenciais criadouros para o mosquito Aedes aegypti, por este período ser o mais crítico da doença, no qual se registram o maior número de casos”.

Os casos confirmados foram registrados nos bairros Carlos Chagas, Santa Terezinha, Borboleta, Vila Ideal, Novo Triunfo, Cascatinha, Santa Luzia, Humaitá, São Sebastião, São Judas Tadeu, Centenário, Santa Cândida, Igrejinha, São Mateus, Cerâmica e Santa Tereza.

Histórico da dengue nos últimos anos

No início de 2011, Juiz de Fora vivia uma situação grave em relação à dengue. Em 2010, houve epidemia da doença na cidade: 9.441 pessoas tiveram dengue e 17 morreram. E como havia mais focos do mosquito transmissor, a expectativa era ainda pior. Foi aí que a cidade se uniu para enfrentar a situação.

Lideradas pelo prefeito Custódio Mattos, várias entidades deram as mãos, numa verdadeira guerra a favor da vida. A administração municipal realizou as Batalhas de Combate à Dengue. Foram sete megaoperações em diferentes regiões da cidade. Imóveis localizados nas regiões Sul, Norte, Oeste, Leste, Nordeste, Sudeste e Centro passaram por varreduras, e o lixo da dengue foi recolhido e descartado. Na época, foram recolhidos 5.010 toneladas de lixo da dengue e 7.500 pneus, e 186 mil casas foram visitadas. Essa união da sociedade resultou na queda de 94,11% do número de mortes por dengue no primeiro semestre do ano em comparação com 2010. Já em relação aos casos confirmados da doença, a queda foi de 68,58%.

No dia 8 de setembro de 2011, a Prefeitura lançou a nova campanha de combate à dengue em Juiz de Fora. Esta nova campanha teve três momentos importantes. O primeiro aconteceu entre os meses de setembro e novembro de 2011. A Prefeitura realizou o recolhimento de materiais que poderiam servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.

Ao todo, 1.152 toneladas de lixo passíveis de acumular água e servir de criadouro ao mosquito Aedes aegypti e 3.250 pneus foram recolhidos. Nas sete regiões da cidade, profissionais da PJF percorreram mais de 170 bairros, além de condomínios residenciais e comunidades rurais.

A segunda fase aconteceu em novembro e dezembro de 2011 e janeiro de 2012, quando foram realizadas mais sete Batalhas Regionais de Combate à Dengue, com trabalho de varredura em todos os imóveis e terrenos e recolhimento do lixo da dengue. Nesta segunda fase, foram recolhidos 1.294 toneladas de lixo da dengue e 2.500 pneus.

E a última fase aconteceu em fevereiro de 2012 com as Batalhas Locais de Combate à Dengue. Essas ações foram realizadas nos bairros com maior o número de focos do mosquito transmissor da doença, por meio da realização de varreduras em imóveis e terrenos e recolhimento do lixo da dengue. Esta nova campanha visou antecipar a prevenção da doença para 2012 e manter a redução dos casos de dengue registrados na cidade, como aconteceu no primeiro semestre deste ano.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7389 / 7123.
SECRETARIA DE SAÚDE