Contagem ganhará quatro novas salas de Recursos Multifuncionais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 13:08, por: cdb

No dia 8 de março, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Contagem promoverá encontro com pais de estudantes portadores de deficiências matriculados na rede municipal de ensino, atendidos pelas sete Salas de Recursos Multifuncionais instaladas na cidade. Até dezembro, serão inauguradas mais quatro unidades.

O projeto atende a 220 crianças e adolescentes/ano com a proposta de desenvolver habilidades que permitam a esses estudantes melhorar sua capacidade de comunicação e acessibilidade, facilitando o processo de aprendizado na escola comum.

A coordenadora do projeto, Flávia Nunes Andrade Ianni, explica que as Salas de Recursos Multifuncionais fazem parte de um projeto maior de inclusão dos estudantes com deficiências, auxiliando-os para que possam ter autonomia em seu desenvolvimento e aprendizagem nos espaços escolar, social e cultural. “Cada estudante tem uma necessidade específica e o trabalho que fazemos é para auxiliá-lo a desenvolver habilidades que facilitem a sua vida”, ressaltou.

Para tanto, são usados jogos pedagógicos, computadores com softwares específicos e, também, soluções alternativas adaptadas caso a caso. O atendimento é feito no horário inverso à escolarização, em grupo ou individualmente, dependendo da necessidade do estudante.

Uma das escolas que oferece esse serviço é a Escola Municipal Dona Babita Camargos. “Fazemos um atendimento educacional diferenciado, que trabalha as habilidades que faltam para que esses estudantes consigam comunicar seu saber na sala de aula e, também, interagir da melhor forma com o ambiente externo”, destacou a educadora responsável, Êni Menez.

Outras escolas municipais que oferecem o serviço são: Pedro Pacheco de Souza, Ivan Diniz Macedo, Cel. Joaquim Antônio da Rocha, Walter Fausto do Amaral, Dona Gabriela Leite Araújo, Prefeito Luiz da Cunha.

Para mais informações, os interessados podem ligar para a Diretoria da Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas da Seduc, no telefone 3352-2063.