Consumo das famílias teve queda de 3,7% no terceiro trimestre

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de novembro de 2003 as 14:50, por: cdb

O consumo das famílias teve queda de 3,7% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2002. O item vem apresentando taxa negativa desde 2001 em todas as bases de comparação para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), conforme estudo divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O consumo do governo, que apresentou queda de 0,1% no terceiro trimestre do ano em relação ao segundo trimestre, teve taxas positivas de 0,9% na comparação com o terceiro trimestre de 2002 e de 0,6% no acumulado de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o coordenador das Contas Nacionais do IBGE, Roberto Olinto, entre os componentes de demanda do PIB, o destaque deve-se ao item Formação Bruta de Capital Fixo, que mostrou crescimento de 2,8% depois de apresentar taxas negativas de 4,8% no primeiro trimestre e de 8,6% no segundo trimestre do ano. – A recuperação do setor foi influenciada pelo bom desempenho de máquinas e equipamentos, utilizados sobretudo pelas empresas de exportação – enfatizou Olinto.

As exportações de bens e serviços aumentaram 0,8% em relação ao segundo trimestre do ano e 3,7% em relação ao terceiro trimestre de 2002. Já as importações de bens e serviços caíram 0,1% e 5,5%, respectivamente.