Consultas especializadas - Mais nove especialidades serão disponibilizadas a partir desta semana no HTJ e HU

Arquivado em:
Publicado Segunda, 12 de Março de 2012 às 11:44, por: CdB

JUIZ DE FORA - 12/3/2012 - 17:40

Consultas especializadas - Mais nove especialidades serão disponibilizadas a partir desta semana no HTJ e HU

A Secretaria de Saúde começa a disponibilizar, a partir desta segunda-feira, 12, mais nove especialidades no mutirão de consultas especializadas, além de Ortopedia e Oftalmologia. São elas: Angiologia, Neurologia Infantil, Dermatologia, Gastroenterologia, Endocrinologia, Plástica, Urologia, Neurologia Adulto e Cardiologia. Até a próxima sexta-feira, 16, mais 613 consultas especializadas estão agendadas para as nove especialidades e também Ortopedia. Os atendimentos acontecerão de manhã e à tarde, no Hospital Therezinha de Jesus (HTJ) e no Hospital Universitário (HU).

O mutirão teve início na dia 4 de fevereiro. O objetivo é eliminar 80,88% do total de consultas reprimidas na Atenção Secundária de Juiz de Fora, que atualmente é de 34.350. Para isso, a secretária de Saúde, Maria Helena Leal Castro, assinou um Termo de Compromisso com o HTJ, a Fundação HU e a Santa Casa para a realização de 27.783 atendimentos num prazo de quatro meses. O mutirão de consultas especializadas é realizado durante a semana e também nos finais de semana, como já aconteceu nos dias 4, 11 e 12 de fevereiro e 10 e 11 de março, quando foram atendidas as demandas de Oftalmologia e Ortopedia. No total, já foram realizados cerca de 679 atendimentos, todos previamente agendados.

Nos finais de semana

De acordo com a secretária de Saúde, 22.446 consultas, que representam 65,34% da demanda total, serão realizadas nos fins de semana, seguindo programação da Secretaria de Saúde e dos parceiros. Haverá, ainda, processo de solução interna, através do Departamento de Saúde da Mulher (DSM) e com a contratualizada Acispes, em que serão realizadas 343 consultas ginecológicas infanto-puberais e 4.994 consultas oftalmológicas.

“É muito importante a contribuição dos usuários nesse processo, principalmente em relação ao comparecimento e confirmação da consulta agendada. Nos mutirões realizados em fevereiro, 21% dos usuários que agendaram consultas para Oftalmologia e outros 30% para Ortopedia não compareceram”, ressaltou a secretária. A Acispes ainda não divulgou o balanço de comparecimento nas consultas agendadas para o último final de semana, 10 e 11 de março.

Agendamento

Para o agendamento das consultas, profissionais da Central de Marcação de Consultas (CMC) da Secretaria de Saúde estão fazendo contato, por telefone, com os usuários já cadastrados, confirmando a data e o local da consulta. “É verificado o interesse na remarcação da consulta e, em seguida, a guia do usuário retorna para a Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) de sua referência, a fim de que o mesmo busque o documento na própria unidade. A proposta é facilitar todo o processo para o usuário”, completou Maria Helena Leal. Ela acrescentou, ainda, que a Secretaria de Saúde está se comprometendo não apenas em fazer a consulta, mas possibilitar o retorno do usuário e, quando necessário, remarcar atendimentos.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123 / 7389.
SECRETARIA DE SAÚDE

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo