Construção das UBSs na Vila Campos e no Vargem Grande está na fase final

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de abril de 2012 as 13:18, por: cdb

Por: Andréia Pereira

Está na fase final a construção das Unidades Básicas de Saúde da Vila Campos e do bairro Vargem Grande, faltando, entre outros acabamentos, colocação de azulejos, gramado, portas e pintura. Depois de concluídas as obras, que estão sendo feitas pela Prefeitura de Montes Claros, cada UBS dará cobertura a cerca de 10 mil pessoas que residem na região onde funcionarão as unidades, já que três Equipes de Saúde da Família vão compor cada UBS.

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Edson, afirma que foram investidos aproximadamente R$ 560 mil na Vila Campos e R$ 780 mil no Vargem Grande. Neste, o investimento foi maior, porque a estrutura é de dois andares, o que demandou outras necessidades, como elevador.

“Essas duas Unidas Básicas de Saúde significam mais um avanço para a Atenção Primária da Saúde em Montes Claros, o que é comprovado pela colocação de Montes Claros em primeiro lugar, entre as dez maiores cidades do estado, no Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS 2012)”, relembra o secretário.

Tanto a UBS da Vila Campos quanto a do Vargem Grande oferecerão à população atendimento médico e odontológico.

IDSUS2012 – O IDSUS é um estudo realizado pelo Ministério da Saúde, como instrumento para a avaliação da atenção à saúde básica, especializada ambulatorial, hospitalar e de urgência e emergência. O estudo serve como diagnóstico da infraestrutura de saúde pública e dos serviços ofertados. Montes Claros teve uma avaliação satisfatória, já que ao fazer a análise das 10 cidades mais populosas do estado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é possível comprovar, com números, a colocação da maior cidade do Norte de Minas, que obteve a maior nota entre os 10 municípios. Em 2º, ficou Ipatinga (6,52); em 3º, Uberaba (6,48); em 4º, Belo Horizonte (6,40) e, em 5º, Ribeirão das Neves (5,80). Entre o 6º e o 10º lugar estão: Betim (5,73), Contagem (5,60), Juiz de Fora (5,36), Uberlândia (5,32) e Governador Valadares (5,30).