Conselho de Saúde do Régis Pacheco homenageia as mulheres

Arquivado em:
Publicado Sexta, 09 de Março de 2012 às 05:07, por: CdB

A terceira reunião ordinária do Conselho Local de Saúde, do Centro de Saúde Régis Pacheco, aconteceu nessa terça-feira, 6 de março, e teve como tema principal o Dia Internacional da Mulher. No encontro, as usuárias foram homenageadas, receberam rosas e brindes e foram orientadas sobre como combater a violência contra a mulher.

Os participantes receberam ainda informações sobre o funcionamento da unidade, a importância do cadastramento do cartão SUS, a Campanha da Fraternidade, promovida pela Igreja Católica, e o Dia Internacional da Mulher.

A enfermeira Leila Amaral aproveitou a oportunidade para explicar sobre as consultas de pré-natal e as de Crescimento e Desenvolvimento/CD das crianças. “Nós temos percebido que muitas gestantes e mães faltam a essas consultas; pedimos, então, para avisarem quando não puderem vir, para que a vaga seja passada a outra paciente”.

 “Este é um dia de luta e de valorização da mulher. Precisamos nos lembrar do que está escrito na Bíblia sobre a importância de ser mulher e não podemos aceitar a violência doméstica”, ressaltou Rose Gigante, gerente da unidade.

A presidente do Conselho, Raquel Bispo dos Santos Rodrigues, explicou sobre as lutas femininas nos Estados Unidos, que resultou no Dia Internacional da Mulher. “No Brasil, não foi diferente, aqui nós sofremos e lutamos muito para que, em 1932, tivéssemos o direito do voto; precisamos conhecer nossa história para valorizá-la”.

Maria Odete Santos Neves, 52, veio da Fazenda Santa Marta para uma consulta e aproveitou para participar da reunião. “Hoje fiquei sabendo do novo endereço do Régis, que será na Avenida Otávio Santos, soube sobre o cartão SUS e entendi que nenhuma mulher pode sofrer violência doméstica”.

Saúde da Mulher- Em Vitória da Conquista, a Rede Municipal de Saúde oferece consulta de pré-natal em todas as unidades de saúde e a de pré-natal de alto risco no Hospital Municipal Esaú Matos; planejamento familiar nas unidades de saúde e no Hospital Esaú Matos; preventivo e atividades educativas em todas as unidades e consulta com médico ginecologista nas unidades: CAE II, Bairro São Vicente, Régis Pacheco, Centro, Ademário Silva Santos, Bairro Brasil, e João Melo, Bairro Ibirapuera.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo