Conselho de Ética votará parecer prévio sobre o caso Valdemar Costa Neto

Arquivado em:
Publicado Segunda, 26 de Setembro de 2011 às 07:07, por: CdB

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar se reunirá na quarta-feira (28) para a apresentação, leitura, discussão e votação do relatório preliminar do deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) sobre o processo disciplinar contra o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP).

Seguindo as novas regras do Código de Ética, o parecer prévio analisará apenas a admissibilidade do processo – se a representação é apta ou não a gerar uma investigação. Se o conselho aprovar a admissibilidade, será aberto prazo de 10 dias para defesa. Em seguida, são mais 40 dias para a apuração e 10 dias para a elaboração do relatório final.

Francischini disse que vai se pautar pela imparcialidade e elaborar “um parecer de consenso e não de disputa política”.

Processo
O processo foi iniciado por representação do Psol e do PPS. Os dois partidos pediram a investigação do possível envolvimento de Costa Neto com irregularidades no Ministério dos Transportes, comandado pelo PR, e com a suposta cobrança de propina de uma empresa que administrou a Feira da Madrugada, localizada em terreno da extinta Rede Ferroviária Federal, na capital paulista.

Segundo reportagens publicadas na imprensa, o empresário Geraldo de Souza Amorim, ex-administrador da Feira da Madrugada, acusa o deputado Milton Monti (PR-SP) de pedir propina para que ele pudesse continuar a comandar a feira. Amorim afirma ter relatado o problema a Valdemar Costa Neto, que teria preferido não se envolver.

Milton Monti, no entanto, nega a cobrança de propina e Valdemar Costa Neto disse que não comentaria a instauração do processo.

A reunião será realizada às 14h30, no Plenário 4.

Da Redação/ JMP
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo