Conselho de Alimentação Escolar visitou cozinhas da rede de ensino de Barueri

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 07:42, por: cdb

18/04/2012«-»» Conselho de Alimentação Escolar visitou cozinhas da rede de ensino de Barueri

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) realizou no dia 12 de abril, visita à cozinha das escolas Elvira L. Salles Nemer (Jardim São Pedro) e Victoria Regiani Assenza de Moura (Aldeia de Barueri). O objetivo foi introduzir as conselheiras no ambiente onde são preparadas as refeições, ampliando seus conhecimentos para melhor avaliação do trabalho da Secretaria de Abastecimento, responsável pela alimentação escolar na rede de ensino da cidade.

 

Durante a visita, a equipe de nutrição da Secretaria apresentou às conselheiras os procedimentos de recebimento, limpeza, armazenamento, distribuição dos alimentos e métodos de preparo das merendeiras.

 

Para a conselheira Patrícia Deivis, a visita foi de suma importância. “Aumentamos nosso conhecimento e tivemos clareza do que acontece numa cozinha de unidade escolar, seu funcionamento, para assim avaliarmos de maneira mais precisa a refeição”, ressaltou.

 

“A visita nos acrescentou conhecimento. Observamos a qualidade, a aceitação da refeição escolar, além da certeza de que está sendo bem cuidada pela Secretaria de Abastecimento”, afirmou a conselheira Carmen Real.

 

Segundo a nutricionista da Secretaria de Abastecimento Fernanda Werbicky de Carvalho, a visita dos membros do Conselho da Alimentação Escolar foi de grande importância, já que os aproximou da realidade de uma cozinha escolar. “Foram observados desde aspectos estruturais da cozinha até o momento da refeição e do consumo da alimentação. A visita proporcionou uma visão mais ampla do funcionamento da alimentação escolar bem como uma oportunidade de reflexão sobre a necessidade e os benefícios que esta proporciona aos alunos”, explicou a nutricionista.

 

Sobre o CAE

As ações do Conselho são baseadas na Lei nº 11.947/2009, resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que dispõe sobre a alimentação escolar. É formado por 14 membros que estão diretamente ligados aos alunos, sendo dois conselheiros do Executivo (representando a Prefeitura), quatro conselheiros professores, quatro conselheiros da sociedade civil e quatro pais de alunos representando os munícipes, com o objetivo de acompanhar o fornecimento de qualidade da alimentação escolar na cidade, atendendo as necessidades nutricionais e contribuindo para o crescimento, desenvolvimento e rendimento escolar. 

 

A Prefeitura de Barueri distribui em sua rede de ensino cerca de 3 milhões de refeições por mês.

  Secretaria de Comunicação Social