Congresso reabre trabalhos dia 6 de fevereiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 29 de janeiro de 2008 as 16:47, por: cdb

A solenidade para a reabertura dos trabalhos do Congresso Nacional está marcada para o dia 6 de fevereiro, às 16h, em sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados. Na solenidade, que inaugura os trabalhos da segunda sessão legislativa ordinária da 53ª legislatura, será lida a mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva dirigida aos deputados e senadores.

Deverão estar presentes à sessão, além dos parlamentares, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Durante a sessão plenária, Ellen Gracie lerá a mensagem do STF encaminhada ao Legislativo, enquanto o 1º secretário da Mesa do Congresso, deputado Osmar Serraglio, vai ler a mensagem do presidente da República, levada ao Congresso por Dilma Rousseff.

No início da sessão, o presidente do Congresso Nacional, senador Garibaldi Alves Filho, declarará instalados os trabalhos do Congresso e convidará os presentes a ouvirem, de pé, o Hino Nacional. Em seguida, anunciará a entrega da mensagem do Poder Executivo pela ministra da Casa Civil e passará a palavra à presidente do STF, que fará a leitura da mensagem do Judiciário. Após a leitura dessa mensagem, será lida a mensagem do presidente da República.

O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia, fará um discurso na sessão, seguido do presidente do Senado. Após esses pronunciamentos, Garibaldi encerrará a sessão. A Mesa do Plenário será composta pelos presidentes do Congresso, da Câmara e do STF, além da ministra da Casa Civil e do 1º secretário da Mesa do Congresso.