Congonhas fecha pista para reformas por cerca de 120 dias

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Publicado segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007 as 11:09, por: cdb

Na madrugada desta terça-feira, a pista auxiliar do aeroporto de Congonhas ficará fechada para obras no pavimento. A previsão é que elas sejam concluídas em um prazo de 120 dias. O aeroporto de Congonhas é o de maior movimento de aeronaves do País. Durante esse período, cerca de 130 pousos e decolagens deixarão de ser feitos no local. Atualmente, Congonhas tem 638 operações diárias de aeronaves.
 
Durante a realização da obra, será necessária a redução da capacidade da infra-estrutura do aeroporto em função da ocorrência das operações de pouso de decolagem somente na pista principal, passando de 48 para 37 movimentos de aeronaves por hora.
 
A fim de evitar cancelamento de vôos, o período de funcionamento do aeroporto foi ampliado e passa a ser das 5h30 à 0h30. Atualmente, o horário é das 6h às 23h.
O objetivo da obra é melhorar as condições operacionais, aumentando o coeficiente de atrito da pista e garantindo maior segurança de pousos e decolagens.
 
Os principais problemas da pista auxiliar são as trincas no pavimento. Serão realizadas obras de fresagem (remoção de camada asfáltica existente), execução de acostamentos, tratamento das trincas, recapeamento, execução de grooving (ranhuras transversais ao pavimento que auxiliam no escoamento da água), construção de pistas de ligação, recolocação de luminárias do balizamento noturno e sinalização horizontal.
 
Após o término dos serviços na pista auxiliar, está prevista uma intervenção na pista principal, que apresenta deficiência em relação às declividades transversais e longitudinais em alguns pontos, o que dificulta o escoamento superficial da água nesses trechos. Esta obra está em processo de licitação e objetivará a recuperação da geometria de toda a pista.
 
As condições de segurança das pistas de pouso e decolagem do Aeroporto de Congonhas são permanentemente avaliadas pela Infraero, que ainda efetua constantemente o desemborrachamento (procedimento de manutenção de remoção de borracha proveniente dos pneus das aeronaves nas operações de pouso) e o monitoramento das pistas através de medições de atrito.
 
Os índices de atrito encontrados atualmente atendem aos requisitos exigidos nas normas aeroportuárias quanto à resistência à derrapagem.