Conflitos na Nigéria deixam mais de 20 mortos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 13 de abril de 2006 as 12:52, por: cdb

Conflitos entre duas etnias da Nigéria deixaram ao menos 20 mortos em três dias de violência motivada por disputas territoriais na Província de Plateau (centro), informaram autoridades nesta quinta-feira. Ainda não há detalhes oficiais sobre os incidentes ocorridos na cidade de Namu (100 km ao leste de Abuja), sendo que a polícia de Plateau se recusou a divulgar um balanço preciso sobre o total de vítimas dos confrontos.

– Os combates tiveram início na segunda-feira, mas a segurança foi reforçada e o local agora está tranqüilo – declarou Richard Chime, comissário de polícia de Plateau.

Funcionários dos serviços de emergência afirmaram que entre 20 e 30 pessoas foram mortas nos três dias de conflito, mas um jornal local estimou o saldo de mortos em mais de 100. A Cruz Vermelha não quis especificar o total de mortos, mas informou que 38 pessoas ficaram feridas e mais de 1,2 mil foram obrigadas a deixar suas casas em razão da violência.

De acordo com a imprensa de Lagos, há vários policiais entre os mortos. As autoridades impuseram o toque de recolher na região entre o pôr e o nascer do sol, disseram fontes oficiais. A propriedade das terras da região é disputada entre as etnias gomai e pan. As notícias que chegam de Namu indicam que os gomai foram expulsos ou mortos, enquanto os pan, que dominam o governo local, circulam livremente.

Uma força conjunta do Exército e da polícia foi postada na região para restabelecer a ordem. Existe o temor de que os confrontos recrudesçam, porque membros da etnia pan chegaram a Namu procedentes de povoações vizinhas.