Confirmado edital de concessão de aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília para dezembro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 31 de maio de 2011 as 17:50, por: cdb

Confirmado edital de concessão de aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília para dezembro

Por: Anselmo Massad, Rede Brasil Atual

Publicado em 31/05/2011, 19:35

Última atualização às 20:16

São Paulo – O segundo lote de concessões de aeroportos brasileiros, envolvendo os terminais de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e o de Brasília deve ser lançado em dezembro deste ano. O anúncio foi feito pela Secretaria de Aviação Civil nesta terça-feira (31). Outros dois casos, os de Confins, em Minas Gerais, e do Galeão, no Rio de Janeiro, ainda dependem de estudos em andamento.

O Blog do Planalto, por seu perfil no Twitter, informou que os investidores privados terão até 51% de participação nas concessões. Outros 49% serão da Infraero, empresa estatal que administra atualmente esses aeroportos.

No início do mês, o edital para a concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, em Natal, foi publicado. O governo aposta no mecanismo para acelerar obras nos terminais, visando especialmente à Copa do Mundo. Para sindicalistas do setor, a medida consiste em um modo de privatização, já que a Infraero poderia permanecer como minoritária na administração das unidades.

Leia também:
Concessões de aeroportos na Argentina e no Chile oscilam do sucesso ao fracassoPrivatização de aeroportos atrai empreiteiras e companhias aéreasConcessão de aeroporto em Natal não esclarece ritmo de novas privatizaçõesEx-presidente do BNDES critica privatização dos aeroportos brasileirosEntidade sindical critica privatização de aeroportos